Você acha que as cores podem influenciar no que sentimos e na temperatura? Tons avermelhados passam sensação de calor e os azulados dão impressão de frescor?
É essa ideia mesmo que inúmeros estudos defendem: que as cores dos ambientes podem causar efeitos psicológicos, podendo despertar diferentes sensações de acordo com a coloração de uma parede, por exemplo. A seguir, exemplos de cores mais comuns no nosso dia-a-dia e como podem ser usadas ->
Amarelo, alegre e vital: inunda sua casa de luz. Um ambiente pintado com esses tons desperta o intelecto e estimula a criatividade. Fica perfeito em espaços escuros, pois potencializa a luz natural e também em quartos infantis, cozinhas e banheiros, já que são capazes de criar ambientes com energia. Combina bem com madeiras claras e enfatiza as escuras. Se aplicá-lo em dormitórios, melhor optar pelas tonalidades claras, mais indicado para um ambiente de descanso. Fica muito bem se combinado com complementos e roupas de cama em ocre, beje, marrons ou branco.
Vermelho, vital e envolvente: mostra personalidade. A cor do fogo aplicada nas paredes transmite vitalidade e desejo de ação.Os tons mais intensos, como o vermelho inglês e o cereja, precisam de cozinhas, salões ou banheiros amplos e luminosos, para poder criar ambientes íntimos e envolventes. Os bordôs mais apagados conseguem espaços acolhedores e de ar natural, sempre que combinados com outros revestimentos e móveis claros. Suas variações mais suaves - como o morango - são muito fáceis de integrar. Transmitem dinamismo e são mais dinâmicos que os anteriores, pode-se usar, inclusive, em quartos infantis (detalhes). Curiosidade: Uma simples contemplação de uma superfície vermelha pode acelerar o nosso pulso.
Verde, luminoso e fresco: produz um efeito sedante. A cor da esperança e da segurança, associada à natureza, é adequada para pintar qualquer ambiente, sobre tudo salas e zonas de trabalho e estudo. Calmante e luminoso, é capaz de criar ambientes acolhedores em sua tonalidade escura; alegrar espaços pequenos se escolhido um verde água ou maçã; encher de personalidade uma parede pintada em pistache. Enquanto que os verdes claros têm um tom mais atrevido, os escuros se revelam mais sofisticados. Ao ser quente e frio - por surgir da mistura do azul e do amarelo -, pode-se combinar o verde com qualquer outra cor.
Azul, relaxante e tranquilo: ajuda a conciliar o sono. Evoca o céu e o mar. Por seu efeito relaxante e tranquilizador, é perfeito para pintar as paredes de dormitórios, escritórios e as salas de referições diárias. O azul claro é um clássico em quartos de meninos, pois acalma sua energia; o anil alegra ambientes escuros, já que transmite claridade, enquanto que o lavanda cria sensação de profundidade em espaços pequenos, ao alargar visualmente as paredes. Em qualquer tonalidade harmoniza com peças pintadas em branco e ressalta madeiras claras. Fica muito bem se usado em casas costeiras, para recriar salas, banheiros ou cozinhas de estilo mediterrâneo ou marinho.
Além das cores quentes e frias influenciarem na sensação da temperatura, podemos considerar outros fenômenos característicos das cores: a refração e absorção de luz e de calor.
Quanto mais clara, maior a refração; e quanto mais escura, mais absorção. O caso do preto, é um exemplo disso, pois absorve calor e deixa o ambiente mais quente.
Uma outra dica muito importante para quem deseja reduzir a temperatura dos ambientes, que é pintar o telhado de branco. Alguns estudos internacionais comprovam que pintar telhados e lajes superiores com cores claras reduz a temperatura no interior das edificações em cerca de 6°C, pois o branco reflete até 90% dos raios solares, enquanto a telha cerâmica comum absorve essa mesma porcentagem de calor.
No mais, se precisar de ajuda...é só vir até uma de nossas Lojas! Teremos sempre um especialista para te ajudar!