• COMPRE SEM SAIR DE CASA
  • Laranjeiras: (21) 3040-3333
  • Irajá: (21) 3457-7007
  • Vila da Penha: (21) 3439-5279

Cores, Sensações e Temperatura

Você acha que as cores podem influenciar no que sentimos e na temperatura? Tons avermelhados passam sensação de calor e os azulados dão impressão de frescor?

É essa ideia mesmo que inúmeros estudos defendem: que as cores dos ambientes podem causar efeitos psicológicos, podendo despertar diferentes sensações de acordo com a coloração de uma parede, por exemplo. A seguir, exemplos de cores mais comuns no nosso dia-a-dia e como podem ser usadas ->

Amarelo, alegre e vital: inunda sua casa de luz. Um ambiente pintado com esses tons desperta o intelecto e estimula a criatividade. Fica perfeito em espaços escuros, pois potencializa a luz natural e também em quartos infantis, cozinhas e banheiros, já que são capazes de criar ambientes com energia. Combina bem com madeiras claras e enfatiza as escuras. Se aplicá-lo em dormitórios, melhor optar pelas tonalidades claras, mais indicado para um ambiente de descanso. Fica muito bem se combinado com complementos e roupas de cama em ocre, beje, marrons ou branco.

Vermelho, vital e envolvente: mostra personalidade. A cor do fogo aplicada nas paredes transmite vitalidade e desejo de ação.Os tons mais intensos, como o vermelho inglês e o cereja, precisam de cozinhas, salões ou banheiros amplos e luminosos, para poder criar ambientes íntimos e envolventes. Os bordôs mais apagados conseguem espaços acolhedores e de ar natural, sempre que combinados com outros revestimentos e móveis claros. Suas variações mais suaves - como o morango - são muito fáceis de integrar. Transmitem dinamismo e são mais dinâmicos que os anteriores, pode-se usar, inclusive, em quartos infantis (detalhes). Curiosidade: Uma simples contemplação de uma superfície vermelha pode acelerar o nosso pulso.

Verde, luminoso e fresco: produz um efeito sedante. A cor da esperança e da segurança, associada à natureza, é adequada para pintar qualquer ambiente, sobre tudo salas e zonas de trabalho e estudo. Calmante e luminoso, é capaz de criar ambientes acolhedores em sua tonalidade escura; alegrar espaços pequenos se escolhido um verde água ou maçã; encher de personalidade uma parede pintada em pistache. Enquanto que os verdes claros têm um tom mais atrevido, os escuros se revelam mais sofisticados. Ao ser quente e frio - por surgir da mistura do azul e do amarelo -, pode-se combinar o verde com qualquer outra cor.

Azul, relaxante e tranquilo: ajuda a conciliar o sono. Evoca o céu e o mar. Por seu efeito relaxante e tranquilizador, é perfeito para pintar as paredes de dormitórios, escritórios e as salas de referições diárias. O azul claro é um clássico em quartos de meninos, pois acalma sua energia; o anil alegra ambientes escuros, já que transmite claridade, enquanto que o lavanda cria sensação de profundidade em espaços pequenos, ao alargar visualmente as paredes. Em qualquer tonalidade harmoniza com peças pintadas em branco e ressalta madeiras claras. Fica muito bem se usado em casas costeiras, para recriar salas, banheiros ou cozinhas de estilo mediterrâneo ou marinho.

Além das cores quentes e frias influenciarem na sensação da temperatura, podemos considerar outros fenômenos característicos das cores: a refração e absorção de luz e de calor.

Quanto mais clara, maior a refração; e quanto mais escura, mais absorção. O caso do preto, é um exemplo disso, pois absorve calor e deixa o ambiente mais quente.

Uma outra dica muito importante para quem deseja reduzir a temperatura dos ambientes, que é pintar o telhado de branco. Alguns estudos internacionais comprovam que pintar telhados e lajes superiores com cores claras reduz a temperatura no interior das edificações em cerca de 6°C, pois o branco reflete até 90% dos raios solares, enquanto a telha cerâmica comum absorve essa mesma porcentagem de calor.

No mais, se precisar de ajuda...é só vir até uma de nossas Lojas! Teremos sempre um especialista para te ajudar!

Facebook
Google+
Twitter

Ficaríamos muito felizes se você deixar seu cometário sobre este artigo.

  • Aceitamos todos os cartões de crédito
  • COMPRE SEM SAIR DE CASA
  • Laranjeiras: Rua Alice, nº 186

    (21) 3040-3333

  • Irajá: Av. Monsenhor Félix, nº 537

    (21) 3457-7007

  • Vila da Penha: Av. Vicente de Carvalho, nº 1230

    (21) 3439-5279

  • Atendimento WhatsApp: (21) 97959-7400

Aproveite e assine!

0