Rolo ou Pincel?
Desempenadeira de Plástico, Aço, ou Madeira?
Dentada ou Lisa?
É diante dessa e muitas outras escolhas que profissionais e até aventureiros da pintura se deparam diariamente. Qual ferramenta usar para aplicar a tinta em determinada superfície?
Mas então, vamos falar sobre essas ferramentas e sua aplicação de acordo com o produto a ser utilizado?
Antes, é importante ressaltar que a primeira coisa que deve ser observada é qual a superfície a ser trabalhada. Se a parede é lisa ou tem textura, se é feita de alvenaria ou gesso. Isso vai orientar totalmente na escolha do material.
Falando um pouco mais especificamente sobre rolos e pincéis, vamos aos fatos:
☑ Os rolos possuem como principal vantagem permitir a aplicação de tinta em uma área mais ampla e plana, como as paredes e o teto de casas e apartamentos. Quando se utiliza um rolo de lã, por exemplo, quanto mais rugosa a superfície, mais alto poderá ser o pelo da ferramenta. Já numa parede lisa, rolos com pelo alto oferecem ganhos de produtividade, enquanto que o uso de pelo baixo aumenta a qualidade de acabamento.
☑ Já os pincéis são ideais para pintura em cantos ou superfícies mais delicadas, como entalhes de portas, grades e superfícies bem pequenas. Os pincéis vão ser usados principalmente para pintar detalhes, cantos, e “recortes”. Também são muito utilizados em superfícies maiores e lisas como portas e janelas. Existem diferentes tipos de cerdas, que proporcionam diferentes qualidades no acabamento. O tamanho das trinchas varia entre ½” e 4”. Também temos as trinchas de seda, mais macias e indicadas para vernizes e Stain de fino acabamento.
☑ Ainda temos a broxa, outra ferramenta que é ideal para impermeabilizações, cal e pinturas rústicas. No caso de trinchas e broxas, o sinal do fim da vida útil é quando começam a soltar pelos pela parede.
Quanto as desempenadeiras, temos alguns tipos e variações também:
☑ A desempenadeira lisa é a mais básica, indicada para realizar preparos de massa, revestimentos de superfícies com massa grossa ou fina e acabamentos regulares, planos. as desempenadeiras lisas possuem também versões plásticas.
☑ Desempenadeiras dentadas são usadas para aplicar argamassa colante para assentamento de peças de revestimento como cerâmica, porcelanato e pedras naturais. A largura dos dentes da desempenadeira definem a quantidade de argamassa usada para assentar cerâmicas e azulejos.
☑ Desempenadeiras de espuma nivelam massas, argamassas e monocapas e realizam acabamento em massa fina. Sua base é revestida com espuma de poliuretano de 2 cm de espessura e densidade que permite que seja resistente e flexível ao mesmo tempo.
Já de acordo com o tipo de tinta a ser utilizada, também temos as ferramentas adequadas para cada uma:
☑ Tinta Acrílica = Rolo de lã de carneiro com pelo baixo (anti-gota) para áreas internas ou rolo de lã alta para áreas irregulares, paredes rugosas, texturizadas, absorventes, pisos e cimentados: o rolo deverá ser de lã alta (chapiscos etc);
☑ Esmalte Sintético = Pincel de cerdas macias e rolo de espuma;
☑ Vernizes = Pincel de cerdas macias (Seda preferencialmente);
☑ Texturas = Desempenadeira, espátulas e rolos decorativos.
Depois dessa dicas, você pode agora entrar em contato com nossa equipe e solicitar o material exato para sua obra!