• COMPRE SEM SAIR DE CASA
  • Laranjeiras: (21) 3040-3333
  • Irajá: (21) 3457-7007
  • Vila da Penha: (21) 3439-5279

Qual ferramenta usar?

Rolo ou Pincel?
Desempenadeira de Plástico, Aço, ou Madeira?
Dentada ou Lisa?

É diante dessa e muitas outras escolhas que profissionais e até aventureiros da pintura se deparam diariamente. Qual ferramenta usar para aplicar a tinta em determinada superfície?
Mas então, vamos falar sobre essas ferramentas e sua aplicação de acordo com o produto a ser utilizado?

Antes, é importante ressaltar que a primeira coisa que deve ser observada é qual a superfície a ser trabalhada. Se a parede é lisa ou tem textura, se é feita de alvenaria ou gesso. Isso vai orientar totalmente na escolha do material.

Falando um pouco mais especificamente sobre rolos e pincéis, vamos aos fatos:

☑ Os rolos possuem como principal vantagem permitir a aplicação de tinta em uma área mais ampla e plana, como as paredes e o teto de casas e apartamentos. Quando se utiliza um rolo de lã, por exemplo, quanto mais rugosa a superfície, mais alto poderá ser o pelo da ferramenta. Já numa parede lisa, rolos com pelo alto oferecem ganhos de produtividade, enquanto que o uso de pelo baixo aumenta a qualidade de acabamento.

☑ Já os pincéis são ideais para pintura em cantos ou superfícies mais delicadas, como entalhes de portas, grades e superfícies bem pequenas. Os pincéis vão ser usados principalmente para pintar detalhes, cantos, e “recortes”. Também são muito utilizados em superfícies maiores e lisas como portas e janelas. Existem diferentes tipos de cerdas, que proporcionam diferentes qualidades no acabamento. O tamanho das trinchas varia entre ½” e 4”. Também temos as trinchas de seda, mais macias e indicadas para vernizes e Stain de fino acabamento.

☑ Ainda temos a broxa, outra ferramenta que é ideal para impermeabilizações, cal e pinturas rústicas. No caso de trinchas e broxas, o sinal do fim da vida útil é quando começam a soltar pelos pela parede.

Quanto as desempenadeiras, temos alguns tipos e variações também:

☑ A desempenadeira lisa é a mais básica, indicada para realizar preparos de massa, revestimentos de superfícies com massa grossa ou fina e acabamentos regulares, planos. as desempenadeiras lisas possuem também versões plásticas.

☑ Desempenadeiras dentadas são usadas para aplicar argamassa colante para assentamento de peças de revestimento como cerâmica, porcelanato e pedras naturais. A largura dos dentes da desempenadeira definem a quantidade de argamassa usada para assentar cerâmicas e azulejos.

☑ Desempenadeiras de espuma nivelam massas, argamassas e monocapas e realizam acabamento em massa fina. Sua base é revestida com espuma de poliuretano de 2 cm de espessura e densidade que permite que seja resistente e flexível ao mesmo tempo.

Já de acordo com o tipo de tinta a ser utilizada, também temos as ferramentas adequadas para cada uma:

☑ Tinta Acrílica = Rolo de lã de carneiro com pelo baixo (anti-gota) para áreas internas ou rolo de lã alta para áreas irregulares, paredes rugosas, texturizadas, absorventes, pisos e cimentados: o rolo deverá ser de lã alta (chapiscos etc);

☑ Esmalte Sintético = Pincel de cerdas macias e rolo de espuma;

 Vernizes = Pincel de cerdas macias (Seda preferencialmente);

 Texturas = Desempenadeira, espátulas e rolos decorativos.

 

Depois dessa dicas, você pode agora entrar em contato com nossa equipe e solicitar o material exato para sua obra!

Facebook
Google+
Twitter

Ficaríamos muito felizes se você deixar seu cometário sobre este artigo.

  • Aceitamos todos os cartões de crédito
  • COMPRE SEM SAIR DE CASA
  • Laranjeiras: Rua Alice, nº 186

    (21) 3040-3333

  • Irajá: Av. Monsenhor Félix, nº 537

    (21) 3457-7007

  • Vila da Penha: Av. Vicente de Carvalho, nº 1230

    (21) 3439-5279

  • Atendimento WhatsApp: (21) 97959-7400

Aproveite e assine!

0