Selador ou fundo Preparador? Na hora de pintar uma parede todo mundo sabe que é preciso escolher a tinta mais adequada para a superfície. O que poucos têm conhecimento é que existem produtos indicados para serem aplicados, antes da pintura, que serão capazes de dar melhor acabamento final à superfície.
O Selador acrílico e o fundo preparador são dois dos produtos mais usados atualmente na preparação de Paredes para pintura ou repintura. Mas, você sabe a diferença entre um e outro? Qual a situação correta para se aplicar cada um deles?
Por que devo utilizar um selador em paredes novas?
As paredes novas tendem a deixar resíduos na superfície, possuem alta absorção e também possuem absorção muito irregular. Com isto, além de consumir muita tinta, tendem a deixar o acabamento manchado e diminuir a fixação da tinta.
Uma demão de selador regulariza essas imperfeições, bem como a absorção da parede. Assim você deixa a parede em melhores condições para receber a tinta e consegue mais economia.
O fundo preparador é indicado para repintura, para paredes em gesso, paredes descascadas, paredes pintadas com cal que estão esfarelando ou ainda para dar mais firmeza ao reboco fraco. O que este produto faz é fixar bem essas partículas para que a superfície fique pronta para receber a pintura. O fundo preparador aglutina as partículas soltas, proporcionando melhor aderência da tinta. O produto pode ser indicado até mesmo antes da pintura com tinta emborrachada.
É importante ressaltar que o selador é conhecido entre os profissionais como santo milagreiro, mas pode se tornar o vilão da história. Isso porque muitos acreditam, equivocadamente, que ele pode ser utilizado, por exemplo, para “selar a umidade” ou preparar uma superfície para ser repintada. Sua aplicação de forma incorreta pode provocar o descascamento da pintura ou a calcinação da superfície e deixar o acabamento bastante grosseiro, produzindo o efeito popularmente conhecido como "casca de laranja".
